Erro Crítico no WordPress: Como Corrigir e Recolocar Meu Site no Ar?
Erro Crítico no WordPress, você está trabalhando em um projeto ou simplesmente resolveu acessar o site da sua empresa e surpresa: seu site está fora do ar!
De início para ambos, parece algo desesperador. Isto é, se você for um profissional iniciante no ramo de criação de sites ou se você for empresário que resolveu dar uma olhadinha no seu site ou, pior ainda, se o seu cliente que te avisou sobre isso.
Enfim, neste artigo nós abriremos mão das introduções como “o que significa” e partiremos para o principal que, é na verdade, o que você está interessado em saber:
Erro Crítico no WordPress, como aconteceu?
Apesar de parecer algo muito grave, mantenha a calma, isso pode ser resolvido sem maiores dores de cabeça.
O erro crítico no WordPress muito provavelmente aconteceu devido a um conflito no tema ou em algum plugin. Nesse sentido, o próprio WordPress ou sua hospedagem te oferece opções para ajudar na recuperação do seu site.
Primeiramente, listaremos abaixo as principais causas para o erro crítico no WordPress, assim facilitará para você entender o que de fato aconteceu:
- Ativação ou desativação de temas ou plugins;
- Instalação ou desinstalação de plugins ou temas;
- Mudança de provedor de hospedagem;
- Alterações no código fonte;
- Atualização de versões de plugins, temas e do WordPress.
Erro Crítico no WordPress, como resolver?
Seremos MUITO sinceros agora, existem diversas formas de resolver o problema. Nesse sentido, algumas são mais simples e outras nem tanto. Nesse post especificamente falaremos sobre uma em especial.
Em outras palavras, o que nós na agência fazemos é sempre lidar com o gerenciador de arquivos do plano de hospedagem de nossos clientes. Isto é, sua dashboard do WordPress está inacessível, então é por lá que realizaremos todos os processos.
Incompatibilidade de tema ou plugins
No painel administrativo de sua hospedagem, localize o gerenciador de arquivos. Após isso, localize a pasta “Public_html”, seu tema e todos os seus plugins estarão na pasta “wp-content”.
Caso o erro critíco no WordPress tenha acontecido enquanto você mexia no site, então provavelmente você saberá o que pode te causado o problema, como um tema instalado/atualizado ou um plugin instalado/atualizado/desinstalado.
WordPress desatualizado
Algo que muita gente abre mão de dizer por optar pelos motivos complexos, é também, algo muito comum que vemos na Evolux quando lidamos com esse problema: o WordPress desatualizado.
Sites que não são atualizados com frequência tendem a cair no esquecimento de seus responsáveis. Nesse sentido, versõs do WP são frequentemente lançadas e, as mais antigas, propensas à problemas de incompatibilidade.
Atualize a versão do WordPress direto pelo servidor e isto pode resolver o problema.
Mantenha sempre um backup atualizado!
Caso você tenha feito de tudo e nada resolveu, o jeito é restaurar o seu site para um ponto onde ele funcionava perfeitamente. Sua hospedagem poderá te ajudar nisso, a maioria possuem recursos inclusos para recuperaçãoo de backups.
Tenha também uma versão manual do backup de seu site. Neste artigo ensinamos como gerar uma cópia do seu WordPress de forma fácil através de poucos cliques.
Leia: Gerar Backup Completo no WordPress
Conclusão
Sempre que estiver trabalhando em um projeto de um site que já existe e está no ar, mantenha sempre também ativo, um ambiente de testes para realizar qualquer tipo de melhoria ou manutenção.
Corrigir erro crítico no WordPress é fundamental para evitar a indisponibilidade das páginas do site, sendo algo prejudicial tanto para os visitantes, quanto para a estratégia de SEO, que será afetada.